Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDicas e Orientações Suporte Técnico
O que pode estar afetando meu teste de velocidade da conexão?
O que pode estar afetando meu teste de velocidade da conexão?
M
Escrito por Matheus Ferreira Silva Queiroz
Atualizado há mais de um ano

Nesse artigo, vamos explicar, de forma mais simples possível, como funciona um teste de velocidade de conexão e apontar alguns motivos que podem influenciar o resultado de um teste de velocidade.

Antes de tudo, precisamos entender como funciona um teste de velocidade:

De forma resumida, quando clicamos em "Testar a Velocidade" em um site testador de conexão acontece o seguinte:

* O testador solicita o download de um pequeno arquivo que está localizado dentro do "servidor teste", localizado em algum lugar no mundo. O tempo de resposta dessa solicitação, determina o ping.

* Em seguida o sistema baixa diversos pequenos arquivos que estão no servidor teste. A rapidez que esses arquivos são baixados, determina a "Velocidade de Download";

* Por fim, o testador também envia pequenos arquivos para determinar a Velocidade de Upload

O vídeo abaixo explica bem esse processo:

Como funciona um testador de velocidade de conexão?
https://www.youtube.com/watch?v=sRbkUn4LH5o

Agora que já sabemos como funciona o teste, vamos olhar para alguns motivos que podem influenciar no resultado:

Tipo de conexão (Wi-fi ou via cabo)

Conexões via wi-fi são sujeitas a interferências e perdas, por esse motivo, pode haver diferenças na velocidade medida entre conexão via cabo de rede e wi-fi.

Na ENX, gostamos de usar analogias para explicar assuntos mais complexos, tornando mais simples e o entendimento. Nesse caso, podemos comparar um roteador wi-fi (que emite ondas de rádio) com uma caixa de som (que emite ondas sonoras).

Vamos supor que você tenha uma caixa de som instalada na sala que está tocando uma música em determinado volume. Quando você está na sala, essa música pode ser ouvida de forma clara.

Porém, se você vai para um quarto mais afastado, o volume da música diminui, se fecha a porta do quarto, diminui mais ainda, não é mesmo? Isso ocorre, pois, a onda sonora da caixa de som vai perdendo intensidade conforme enfrente barreiras (distância, paredes, etc.).

O mesmo acontece com o sinal wi-fi emitido pelo roteador.

Por esse motivo, o teste de velocidade, quando via wi-fi, sempre deve ser feito, sempre, ao lado do roteador.

Tipo de frequência de rede wi-fi (quando o teste for realizado via wi-fi):

A utilizada roteadores premium dual band (emite tanto a frequência de rede 2.4Ghz, quanto a frequência de rede 5GHz).

De forma resumida, a frequência 2.4Ghz é uma frequência menor, mais antiga. Nela há uma limitação de velocidade que geralmente varia entre 30 e 50mb. Porém, ela têm a vantagem de geralmente ter um alcance maior.

Já a rede 5Ghz é uma frequência maior, mais nova, nela é possível transmitir velocidades mais rápidas, porém possui uma desvantagem de ser mais sensível a barreiras (paredes, azulejos, espelhos, etc). Portanto, geralmente ela possui um alcance menor.

Por esse motivo sugerimos que, sempre que possível, utilize a rede 5G.

O vídeo abaixo explica bem a diferênça entre as redes:

Diferença entre wi-fi 2.4Ghz e 5Ghz
https://www.youtube.com/watch?v=MzRGS9UT2DY

Testador de velocidade utilizado:

Conforme explicando no começo desse artigo, quando realizamos um teste de velocidade, enviamos uma informação para algum servidor de teste e esse servidor envia uma informação de volta.

Portanto, para conseguir medir sua velocidade de conexão da maneira correta, é necessário que esse servidor teste possua a mesma banda disponível da que você está enviando. Como a ENX utiliza velocidades altas, muitos servidores de teste não possuem banda suficiente para realizar os testes com precisão.

Por isso, recomendamos o teste pelo site Fast (que pertence a Netflix) ou o Speedtest (que pertence a OOKLA). Também é sempre legal testar mais d uma vez, pois, no momento do teste, o servidor possa estar sobrecarregado (muitos testes sendo realizados ao mesmo tempo).

||| **Equipamento que está sendo realizado o teste:**

É necessário que o equipamento que o cliente esteja utilizando para realizar o teste, seja compatível com a velocidade enviada pelo roteador.

Exemplo: Se o teste for realizado via cabo de rede, é necessário verificar se a placa de rede do equipamento é Giga (10/100/1000) ou Fast (10/100). Se for Fast, significa que o máximo de velocidade que esse equipamento consegue receber é de 100mb. Para saber se a placa de rede via cabo do seu computador é fast ou giga, siga o vídeo abaixo:

Placa Fast ou Giga?

Caso seja realizado o teste via wifi, é necessário verificar o máximo de velocidade que a placa de rede wifi do equipamento consegue receber. Aparelhos que só conseguem receber sinal 2.4Ghz, terão a velocidade de recebimento entre 30 e 50mb. Agora, aparelhos que recebem o sinal 5Ghz, a velocidade máxima que a placa de rede wi-fi consegue capturar depende do modelo de cada aparelho.

Exemplo: Celulares de entrada geralmente conseguem receber entre 100 e 200mb na rede 5Ghz, intermediários entre 200 e 350mb e "Top de linha" conseguem receber velocidades acima de 350mb. O vídeo abaixo ilustra bem essas diferenças:

Wifi diferentes equipamentos

Dicas adicionais na hora de realizar o teste

Desobstrua a rede antes do teste. Caso você tenha outros dispositivos conectados ao mesmo tempo, isso pode impactar o teste de velocidade, pois, esses dispositivos podem estar utilizando parte da banda disponível do seu plano.

Verifique se há algum download sendo realizado por algum dispositivo na sua rede. Caso haja, o teste de velocidade será impactado.

Verifique se há VPNs habilitadas antes de dar início ao teste. VPNs limitam sua conexão, impactando no resultado do teste.

Respondeu à sua pergunta?